VOCÊ SABE COMO DEIXAR SEU AMBIENTE MAIS HARMÔNICO COM FENG SHUI?

Você gosta de decoração? E gosta de sentir que a sua casa está com um ambiente leve e tranquilo? Vamos mostrar a fórmula perfeita para você, o feng shui. Muito conhecido como uma técnica de decoração de ambientes, é uma arte chinesa com mais de cinco mil anos de existência que visa harmonização por meio da organização, proporcionando equilíbrio e bem estar.
Como todo estudo, tem suas ramificações, tendo três como principais:
– Escola da Bússola, de origem tradicional chinesa usada no início da construção;
– Escola da Forma, também de origem chinesa e estuda as formas para representar os elementos e;
– Escola do Chapéu Negro, de origem tibetana, que utiliza aspectos psicológicos do ser humano. É a escola mais conhecida e estudada no ocidente e no Brasil, e a que abordaremos por aqui.

Acredita-se que existem dois tipos de energia que permeiam os ambientes, o chi, uma energia boa e fluida que conduz a natureza, e o sha, uma energia negativa, que debilita e destrói. Feng shui, na tradução literal, significa vento e água, respectivamente e, para os chineses, o chi é disperso pelo vento e acolhido pela água.
Sendo assim, o feng shui usa da construção e da decoração para permitir que o chi flua e permeie a sua casa.

  • Aplicações

A maneira mais utilizada e conhecida por muitos é a de decorar e redecorar ambientes, no entanto, não é a mais efetiva. Os objetos, formas e cores ajudam o chi a alimentar a casa, mas o uso do Feng Shui pode vir desde a escolha do terreno a se comprar. Técnicas mais aprofundadas indicam localizações que têm um potencial de prosperidade e boas energias, com base no estudo do histórico, da vizinhança, da posição solar e da proximidade com parques e praças, por exemplo. Existem casos de estabelecimentos comerciais que obtiveram grande sucesso escolhendo seu ponto assim.

Também é de grande eficiência fazer o projeto arquitetônico baseado no Feng Shui. Questões como posição das portas de entrada, iluminação natural em alguns ambientes, localização das paredes hidráulicas, tomadas e fiação elétrica influenciam diretamente na energia vital do ambiente e no seu bem estar e saúde, por isso um projeto feito desde o início pensando em tudo isso é de grande benefício.

Além de tudo isso, pensando na decoração da sua casa, imagina-se que colocar quadros, enfeites e trocar a cor de uma parede é o que o feng shui pode te proporcionar neste âmbito, no entanto, o posicionamento de móveis grandes e que causam impacto se forem substituídos refletem muito mais na estagnação da energia negativa. Espelhos em frente a cama, banheiros próximos à cabeceira, móveis acima da cabeça ao dormir e ao trabalhar são exemplos do que não é indicado.
A ação de redecorar tem sim sua importância e efetividade, entretanto é uma ação corretiva, que diminui os impactos de uma construção não pensada. Por isso a maneira ideal de aplicar o Feng Shui na sua casa é solicitar um projeto arquitetônico associado ao projeto de interiores com todas as ações preventivas a presença do sha.

  • Como aplicar?

E como você pode já começar a mudar todo o ar da sua casa do lado daí agora mesmo?

O Feng Shui usa a metodologia do baguá, uma espécie de mapa, para segmentar a sua casa em nove áreas da sua vida, os denominados guás, cada um deles com seu significado, sua cor, seu elemento e sua forma. Vamos ver um pouquinho mais sobre eles.

Amigos

Cores: Cinza 

Forma: Redonda 

Elemento: Metal 

Os amigos são todas as pessoas que lhe ajudam, não só aquele que está junto com você sempre, mas aquele que aparece do nada e te salva em um momento de dificuldade. Portanto, os amigos são os seus benfeitores. Esse guá também está relacionado com viagens. 

Para ativar o Guá dos Amigos, identifique onde fica esse canto em seu lar e decore‐o com fotos de amigos, viagens, presentes ganhos, objetos de metal, vasos com flores brancas, objetos de estimação ou lembranças de viagem. 

Flores: brancas, amarelas ou hortênsias.

Trabalho
Cores: Preto
Forma: Sinuosa
Elemento: Água
O movimento e a ideia de continuidade regem essa área, que está relacionada com a sua vida profissional e também com as rotinas diárias. Tudo vai bem em seu cotidiano e no ambiente de trabalho quando há harmonia neste guá. 

Para ativar o Guá do Trabalho, identifique onde fica esse canto em seu lar e decore‐o com aquário, fontes, cristais, espelhos, livros relacionados com a carreira, gravuras ou objetos que retratem a profissão. 

Plantas: frutíferas, d’água ou lírio da paz.


Criatividade

Cores: Branco 

Forma: Redonda 

Elemento: Metal

O seu futuro é aqui. Neste guá nascem as suas ideias e projetos visionários para um futuro melhor, cheio de entusiasmo, inspiração e alegria. Esse guá também é relacionado aos filhos. 

Para ativar o Guá da Criatividade, identifique onde fica esse canto em seu lar e decore‐o com objetos de metal, objetos de arte ou artesanato. 

Flores: brancas e amarelas, azaleias ou scheffleras.

Relacionamentos

Cores: Rosa 

Forma: Quadrada 

Elemento: Terra 

Esse é o guá do amor e do casamento. Aqui, é preciso cultivar a confiança, o romance, a sintonia e a receptividade entre os parceiros. 

Para ativar o Guá do Relacionamento, identifique onde fica esse canto em seu lar e decore‐o com objetos em pares, porta retrato do casal em momento feliz. Quartzo rosa (amor incondicional), kunzita (amor pessoal), um par de bambus mossô (equilibra o relacionamento do casal),azaleias rosadas ou gardênia. 

Flores: rosas e brancas, begônias ou gardênias.

Sucesso
Cores: Vermelho 

Forma: Triangular 

Elemento: Fogo

Sua reputação só depende de você. Por isso, cuide da integridade de sua imagem com sinceridade para que as pessoas possam reconhecer suas qualidades em todos os aspectos: profissional e pessoal. Assim, você se sentirá realizado e chegará ao sucesso.

Para ativar o Guá do Sucesso, identifique onde fica esse canto em seu lar e decore‐o com espelho, pirâmide, cristais lapidados, objetos que lembrem auto realização, como diplomas, troféus e medalhas ou estátuas de dragão. 

Flores: Bromélia, flores vermelhas ou espada de São Jorge.

Prosperidade

Cores: Púrpura 

Forma: Retangular 

Elemento: Madeira 

Essa é a área da riqueza e da prosperidade, também da abundância em todas as áreas da vida como saúde, amigos, felicidade. Para ser próspero, é preciso saber agradecer e lidar com a energia do dinheiro de uma forma positiva e equilibrada. 

Para ativar o Guá da Prosperidade, identifique onde fica esse canto em seu lar e decore‐o com aquário, fonte de água, sinos de vento, quadros de prosperidade ou objetos dourados. 

Plantas: Begônia, girassol, bambuzinho, chuva de ouro, kalanchoe (planta da fortuna), dinheiro em penca ou brotos que crescem rápido.

Família
Cores: Verde 

Forma: Retangular 

Elemento: Madeira 

É o local dos laços de família desde os ancestrais até os parentes mais próximos. Para superar os obstáculos e fases difíceis da vida, recorremos às nossas origens e raízes para encontrar essa força mágica e revigorante. 

Para ativar o Guá da Família, identifique onde fica esse canto em seu lar e decore‐o com objetos de madeira, porta retrato da família em momento alegre, presentes ganhos de familiares ou objetos antigos de família.

Plantas: Palmeiras, pinheiros, arranjos com folhagens verdes, carvalho.

Espiritualidade

Cor: Azul
Forma: Quadrada 
Elemento: Terra 

Desenvolvimento é a palavra‐chave deste local, no qual é cultivado o intelecto, a intuição, o autoconhecimento e a clareza mental. Também é chamado de Guá da Espiritualidade porque tem ligação com o seu crescimento interior e suas crenças religiosas. 

Para ativar o Guá da Sabedoria, identifique onde fica esse canto em seu lar e decore‐o com livros, velas, anjos, objetos de fé e de conhecimento. 

Flores: brancas e azuis, oliveira, bambu, flor de Lótus ou lírio da paz.

Saúde
Cores: Amarelo 

Forma: Quadrada 

Elemento: Terra

É a conexão entre os oito guás. No centro do imóvel está a unidade de todas as coisas e o equilíbrio da energia e da saúde física do ambiente e de seus moradores. 

Para ativar o centro da sua casa, identifique onde fica esse canto em seu lar e decore‐o com arranjos de flores e tapetes em tons de terra, quadros e enfeites de frutas, grãos ou objetos de cerâmica. 

Flores: camomila, girassol, lírio amarelo ou flores amareladas.

Para aplicar todas essas dicas, você precisa ter em mãos a planta da sua casa – pode ser desenhada mesmo, se não tiver, o importante é estar o mais fiel possível à realidade para que consiga dividir certinho – e um mapa do baguá impresso ou desenhado, de preferência em uma folha translúcida, como papel vegetal. Você deve colocar o baguá em cima da planta da sua casa com a área do trabalho alinhada à sua porta de entrada – se sua residência tiver mais de uma porta, coloque a que você usa com mais frequência, ainda que ela não seja a principal-. Então as áreas do baguá que sobreporem seus cômodos serão as mesmas na sua casa para você melhorar com as dicas acima. Pode ser que um cômodo fique dentro de mais de um guá, é só trabalhar cada parte dele de acordo com o resultado.

As cores, formas, plantas não significam que você tem que pintar sua parede de verde, colocar um aquário e uma palmeira no meio da sua sala. Use de maneira mais delicada, mais simples, menos é mais. Coloque um quadrinho com formas geométricas verdes pertencentes àquela região, ou um aquário com pedrinhas verdes, seja criativo.

Mas eu vou trabalhar as nove áreas? Pode ser que você queira melhorar todas, só que uma mudança dessas pode ser muita coisa para fazer de uma vez com qualidade. Você pode escolher até três áreas que estejam precisando de mais atenção na sua vida e ir trabalhando até sentir que melhoraram, depois começar a trabalhar outra e assim sucessivamente.

Outra dica muito importante é não deixar objetos parados, acumulando, envelhecendo, sem uso, desde um móvel até uma peça de roupa. O sha se instala em coisas inutilizadas e pesa todo o ambiente. Faça uma limpa nos seus armários, doe, jogue fora, reutilize, vai fazer toda a diferença.