Reformas de fim de ano

A época mais esperada do ano chegou e a reforma do seu lar é um dos principais preparativos para receber a família e os amigos em casa, não é mesmo?

Não há nada melhor do que aproveitar as festividades do fim do ano com muita paz e alegria ao redor das pessoas que você ama e que te fazem bem e, melhor ainda, estar em um ambiente aconchegante e confortável para todos.

Pensando nisso, aqui vai algumas dicas valiosas para você se inspirar e planejar a reforma do seu lar para curtir cada momento da melhor forma possível.

Planejamento

Antes de tudo, ter um bom planejamento para realizar qualquer reforma na sua casa é extremamente essencial para otimizar os gastos e o tempo. Lembre-se, saber se planejar é pensar em cada etapa e detalhe da sua reforma, ter em mente o próximo passo e, sempre que possível, prever possíveis incidentes.

É nessa fase que você também começa a pensar nos materiais que serão utilizados ao longo da reforma. Nesse caso, ter um projeto e o acompanhamento realizado por um profissional da área, o arquiteto e/ou engenheiro, é a peça chave para escolher o melhor material pelo melhor custo benefício.

Praticidade

A praticidade é o mais desejado na hora da reforma, mas ser prático não é sinônimo de fazer tudo às pressas. Como estamos tratando de algo tão importante para nós, devemos ter cuidado com a execução da reforma para que tudo ocorra conforme o planejado.

Mas como eu posso ser prático nesse momento? A ideia principal aqui é transformar apenas os ambientes da sua casa, pensando nos revestimentos e decorações, em outras palavras, investir em um Projeto de Interiores. Desse modo, você terá um novo lar, do jeito que você quer, sem gastar muito e evitando quebrar paredes.

Agora que você já sabe da importância de se planejar e como ser prático, fique atento às próximas dicas para dar um upgrade no seu lar, utilizando artifícios gerais que podem ser usados em qualquer ambiente, buscando otimizar os espaços.

Ambientes

Como estamos tratando de reformas de fim de ano, época para receber familiares e amigos em casa, além de ter em mente começar o próximo ano com uma casa nova, o Projeto de Interiores da sua casa deve começar pelos ambientes sociais, já que são os ambientes destinados a ter um convívio com a família e receber visitas.

Vale ressaltar que todos os ambientes são igualmente importantes na hora de pensar na reforma, mas, visando a otimização de recursos e a praticidade, iniciar o Projeto de Interiores com a sala de estar e jantar é uma boa opção. Renovar a pintura das paredes, mudar o revestimento do piso e pensar na melhoria do mobiliário e decorações são truques simples e rápidos que podem ser adotados.

Outro ambiente social que merece uma repaginada é a varanda. Esse espaço multifuncional serve tanto para aproveitar o momento com alguém ou, até mesmo, sozinho, contemplando um ambiente agradável e bem planejado. Com dicas de paisagismo, você pode transformar esse ambiente e dar uma cara nova a ele.

Por fim, a área de lazer é um dos ambientes mais propícios para receber familiares e amigos, já que é um espaço de integração, resguardo e entretenimento. Ela pode ser projetada e decorada de diversas formas, trazendo aconchego e tranquilidade para quem a usufrui.

Móveis planejados

Você já imaginou ter um ambiente na sua casa com o mobiliário exclusivo? A utilização de móveis planejados é a melhor alternativa para ter uma mobília que atenda ao espaço desejado e suas necessidades pessoais, da melhor maneira possível, com foco na funcionalidade, elegância e modernidade.

Embora a aquisição de móveis planejados necessite de um investimento a mais, se comparado com os móveis comuns, sua utilização é o melhor custo-benefício, devido a praticidade que será proporcionada ao ambiente. O segredo aqui é ter um bom projeto e alguém de confiança que o execute. Caso sejam móveis de madeira, escolha a melhor marcenaria para a execução.

Pintura

A utilização de cores em qualquer ambiente traz personalidade e harmonia. Sendo assim, que tal mudar a pintura das paredes? As cores tem o poder de alterar a percepção dos ambientes sem gastar muito para isso e é a partir delas que você terá um rumo para as decorações, visando a harmonia completa do ambiente.

Além disso, você já ouviu falar sobre a Teoria das Cores? Quando trabalhadas da maneira correta, a cor de um ambiente pode gerar sensações como alegria, paz, segurança, tranquilidade, ingenuidade e esperança.

Papel de parede

Caso você não queira pintar as paredes, aqui vai outra alternativa para você: papel de parede. Esse material também tem um baixo custo e fácil aplicação, sem deixar sujeira, além de cobrir pequenas imperfeições e ter uma grande variedade de estilos, com diferentes cores, estampas e texturas.

Piso

Assim como as cores, o piso de uma casa tem o poder de mudar completamente o ambiente. Para você que quer investir pouco e mesmo assim ter um ótimo resultado, que tal utilizar o piso vinílico? Esse piso se assemelha à madeira, sendo mais barato, além de ter alta resistência, boa durabilidade e instalação fácil e rápida.

Decorações

A decoração também não deve ser esquecida quando se deseja dar aquele charme especial ao ambiente. Trocar as cortinas e tapetes, colocar quadros e vasos esculpidos são apenas alguns objetos decorativos que funcionam em qualquer ambiente.

Nesse momento, lembre-se da Teoria da Cores na escolha dos objetos decorativos, proporcionando harmonia no ambiente. E, é claro, não podemos esquecer das decorações natalinas para deixar nossa casa com a cara das festividades do fim de ano.

Troca de estofados

Já imaginou ter um sofá com cheirinho de novo? Se você quer ter móveis com cara de novos sem ter que gastar muito, a troca de estofados é a melhor opção. Experimente reformar o estofado do sofá, poltrona e almofadas, mudando sua aparência. E, assim como as decorações, lembre-se de harmonizar com a Teoria das Cores.

Iluminação

Você já reparou em como a iluminação pode fazer a diferença em um ambiente? Em como é capaz de torná-lo mais agradável e, até mesmo, valorizar ainda mais os móveis e as decorações?

As luminárias, além de iluminarem um ambiente, podem ser utilizados como itens decorativos, trazendo estilo e personalidade aos ambientes. Além disso, para cada cômodo da casa, existe uma iluminação ideal, variando de cores e intensidades que favorecem a visão até as proporcionam conforto e aconchego.

Vegetações

Utilizar vegetações em um ambiente traz a natureza para próximo de você e beneficia a ventilação, a estética e o clima do espaço. Nesse caso, você pode optar por um bom Projeto de Paisagismo. Experimente também usar vegetações em ambiente internos, com a escolhe adequada das plantas que não necessitam de muita exposição ao sol.

Pronto! Agora você já sabe como planejar a reforma do fim de ano, com truques simples que vão mudar sua casa, deixando-a mais confortável e aconchegante, sem ter muita dor de cabeça. Aproveite para ter a melhor experiência de fim de ano, com o seu lar renovado. Boas festas!