Transforme a sua área de lazer com algumas dicas!

Tempo de transformar a sua área de lazer.

Com o final do ano chegando, as pessoas começam a se planejar para um início próspero e revigorante, e isso não seria diferente dentro da sua casa. Afinal, quem não adora que o lar transmita a sua energia e os seus novos anseios? Nada melhor do que uma transformação na área de lazer, que é um ambiente de integração, resguardo e entretenimento.

Esses ambientes podem ser projetados e decorados de diversas maneiras, quem manda é você! Por ser um espaço longe da loucura do dia a dia, deve transmitir aconchego e tranquilidade, e para isso ser possível, trouxemos algumas dicas.

Dicas para uma área de lazer simples e bonita.

Para uma área de lazer simples e bonita, um espaço para reunir os amigos e ambientes que permitam a realização de refeições são essenciais. Mas, se você faz alguma atividade específica ou quer aproveitar o ambiente com outros elementos como piscinas, casa na árvore, entre outros, nada mais justo que utilizar o espaço para isso.

A seguir, daremos algumas dicas para diretrizes específicas:

Piscina

            As altas temperaturas durante todo o ano fazem da piscina o sonho de consumo de muitos! Além disso, ter uma em sua residência ajuda a valorizar o imóvel – para uma futura venda – e garantir sofisticação à área de lazer.

            Com tamanhos, formatos e materiais variados – desde bordas infinitas a revestimentos coloridos e modernos – as piscinas garantem o charme em qualquer ambiente. Para quem tem pouco espaço, a piscina colada no recuo lateral pode ser a solução (verifique a legislação do município em questão), e para quem não pode furar o solo? Que tal uma piscina suspensa?

Churrasqueira

Já passou pela sua cabeça em ter a sua própria churrasqueira? Como churrasco sempre é bem-vindo, ela serve como um espaço para confraternizar, descansar e se conectar com as pessoas queridas. Portanto, se esse é o tipo de ambiente que você quer ter na sua área de lazer, vamos te ajudar a otimizá-lo.

            Hoje em dia espaços pequenos não são um desafio tão grande quando se pensa em construir algo. Para a área da churrasqueira é indispensável um espaço para o preparo da carne e dos acompanhamentos que podem ser modelados de acordo com o espaço disponível, assim como a churrasqueira, que pode ser pré-moldada – ocupam um espaço menor.

            Além disso, para otimizar ainda mais o espaço, essa área pode ser camuflada com uma porta de rolar para não abrir mão do espaço quando o mesmo não estiver em uso. Sendo assim, mesmo que não tenha muito área livre na sua residência, vale a pena investir em um cantinho para a churrasqueira!

Mobiliário

O mobiliário da área de lazer pode fazer toda diferença! Fique atento para investir naqueles que possuam certa resistência as intempéries do tempo – sol ou chuva – para evitar seu desgaste. Alguns objetos são indispensáveis nesse tipo de ambiente, tais como: espreguiçadeiras, redes, puffs, sofás, almofadas, tapetes, dentre outros.

Para aquele sofá que já é da família de tanto tempo que te acompanha, uma capa ou novas almofadas decoradas podem transformar o seu visual, indo de old fashion para requintado, ou qualquer que seja o seu desejo. Dessa forma, o espaço para descanso é reformulado para melhor atender os seus desejos.

Além disso, pergolados e bangalôs podem dar espaço a outros pequenos espaços. Trazendo rusticidade e uma boa sombra ao ambiente, o mobiliário permite espaços agradáveis, mesmo que em pouca companhia. Afinal, nada melhor do que ler um livro apreciando uma bela paisagem em um lugar desses, não é mesmo?

Materiais e Revestimentos

A escolha dos materiais e revestimentos influenciam no modo com que o ambiente é retratado, a depender disso, pode-se ter uma atmosfera mais tropical, rústica ou até mesmo moderna. Além disso, mesclar um estilo e outro pode se tornar uma ideia interessante, como o uso de um piso simples em conjunto com um mobiliário moderno, e vice-versa.

Para garantir uma área de lazer rústica e tropical escolha tons terrosos e luminárias acobreadas ou de fibra – com lâmpada quente –, adereços indígenas e muita madeira! A madeira é um ótimo revestimento para essas áreas, devido principalmente, a sua resistência, além, é claro, de remeter a natureza, tirando assim, a visão urbana do concreto da edificação.

Ao analisar questões de segurança, sem esquecer a estética, deve-se dar prioridade aos revestimentos antiderrapantes e atérmicos. Dessa forma, escorregões são prevenidos e aquele desconforto ao andar descalço debaixo do sol quente é reduzido.

Paisagismo

Para deixar a sua área de lazer mais aconchegante opte por um belo paisagismo. O contato com a natureza e a estética particularizada são garantidas com a implantação de uma vegetação especial, escolhida de acordo com as suas preferências, clima e a região em que a edificação está inserida.

As plantas transmitem uma sensação de bem-estar, por isso é tão importante a sua presença em locais como esse. Para uma boa composição, escolha plantas de diversas formas, tamanhos, cores e texturas, só tome cuidado para não exagerar no excesso de informação. O ideal é contratar um profissional da área.

Se a sua área de lazer tem espaço suficiente para o desenvolvimento de várias atividades, pode apostar na vegetação para ajudar na divisão dos espaços. Com a escolha certa, o porte das plantas em conjunto com uma boa paginação de piso pode influenciar no sentimento do usuário para com o ambiente, bem como em sua divisão física e espacial.

Integração de ambientes

A integração entre ambientes internos e externos é de grande valia para uma maior flexibilidade do espaço, tanto em ambientes pequenos quanto em ambientes maiores. Uma boa alternativa para essa integração é a porta de vidro, que proporciona, além de leveza, privacidade aos usuários.

Sendo assim, podemos perceber que para uma área de lazer não existe somente uma opção de disposição dos móveis, nem mesmo um só plano de necessidades. E para transformar a sua, as opções são vastas, desde trocar um estofado a instalar uma piscina.