Maneiras de atrair mais clientes a partir da ambientação do seu restaurante

Maneiras de atrair mais clientes a partir da ambientação do seu restaurante

A função básica de um restaurante é servir refeições. Porém, fatores que vão além do paladar podem contribuir para atrair ainda mais pessoas para suas mesas. Por utilizar as sensações percebidas pelo cliente é importante para alavancar as suas vendas e se tornar um diferencial competitivo no mercado. É por isso que ressaltamos a relevância de projetar um ambiente levando em conta detalhes como a cor das paredes, a iluminação, acústica, texturas e distribuição das mobílias. Os clientes devem se sentir acolhidos, em um ambiente agradável e que proporcione o bem-estar.

Cor

A cor em um ambiente gera uma percepção, causa impressões e, a partir disso, desperta reações emocionais. Os tons fortes são boas escolhas para construir ambientes mais dinâmicos, o que pode ser observado facilmente nos estabelecimentos que servem fast food ou refeições executivas. Já as tonalidades mais suaves garantem aos ambientes um clima mais calmo e receptivo. Seja qual for o seu público-alvo, o importante é entender que a visão
é o sentido que conduz mais rápido a informação até o cérebro. Por isso, identificar a cor que o seu estabelecimento exige é primordial, para que os seus potenciais clientes interpretem a proposta do seu negócio.

Iluminação

A iluminação, por sua vez, também influencia no tempo de permanência em restaurantes. Sendo a temperatura da cor mais forte e clara, a agilidade é estimulada, o que é ideal para refeições rápidas em lanchonetes e self-service, por exemplo. Já a luz mais suave, em função da sensação de conforto, estimula a permanência no ambiente e aumenta o consumo, recomendada para restaurantes à la carte. Embora ela deva ser pensada de acordo com o perfil e tamanho do ambiente e o tipo de decoração, a iluminação deve ser priorizada como aliada da sensação de bem-estar.

Decoração

A decoração e a organização dos móveis mostrarão o que o cliente deverá esperar do ambiente. Entrar em um local mal organizado causa uma sensação negativa. Por isso, ao pensar no mobiliário do restaurante, será necessário ter em mente as dimensões do espaço para que as mesas e cadeiras não dificultem o trânsito no ambiente ou causem poluição visual.

Sendo assim, é perceptível que além da boa comida oferecida pelo seu estabelecimento, detalhes estéticos são essenciais para haja um bom fluxo de clientes, gerando um maior lucro.