Em caso de incêndio, sua empresa está pronta para reagir?

 

 

Você já parou para analisar o ambiente de uma empresa? Percebeu que têm extintores e mangueiras em locais estratégicos, iluminação e sinalização de saída de emergência, além de sistema de alarme? Ela é precavida em relação ao incêndio?

Nos dias de hoje, sabemos que incidentes como a propagação da chama tem chances de acontecer em ambientes fechados de trabalho por simples descuidos causando grande preocupações para seus proprietários, trabalhadores e consumidores.

O desencadeamento do incêndio pode começar de uma pequena faísca e gerar grandes danos à empresa, os quais têm potencial de vir a ferir pessoas, destruir documentos, prejudicar o funcionamento de eletrônicos e, até mesmo, destruir toda estrutura do local. Ou seja, coloca-se em risco todo o investimento do estabelecimento. Então, em caso de incêndio, sua empresa está pronta para reagir?

Com isso, mesmo sendo em um momento de muito estresse, é importante saber como reagir a esse tipo de ocasião para assim, primeiramente, prevenir a vida e depois os elementos da empresa. Sendo assim, aqui vão algumas dicas de como lidar com esta situação:

– Controlar a respiração para evitar o pânico;

Ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193);

– Manter a calma e não gritar; o ato de falar promove uma maior inalação de gases tóxicos e ar quente;

Mantenha-se vestido, a roupa atua protegendo o corpo contra o calor e desidratação;

– Em caso de fumaça, o uso de pano molhado no nariz reduz a inalação de toxinas;

Dirigir-se imediatamente para a saída, sem tumultos, evitando pisoteamento das pessoas ali presentes;

– O uso de extintores é recomendado para aqueles que saibam como utilizá-los;

– Não respire pela boca, somente pelo nariz;

– Se a empresa tiver um sistema de combate a incêndio, acioná-lo.

Tendo tais passos em mente, é possível ajudar pessoas para serem salvas e também propor um menor dano ao estabelecimento.

Entretanto, com um local projetado preventivamente com visão de combate ao incêndio, o incidente pode ser cessado em menos tempo, com maior eficácia e menos danos, além da garantia de segurança para com as pessoas que ali frequentam.

Portanto, busque saber se seu ambiente de trabalho ou empresa já possui tal sistema, saiba onde ficam as saídas de emergência e aprenda a utilizar extintores e mangueiras! Ter e trabalhar em local seguro é essencial!