COMO IMPULSIONAR SUAS VENDAS?

É necessário vender a experiência. Com isso, as sensações percebidas pelo cliente são importantes para alavancar as suas vendas e se tornar um diferencial competitivo no mercado. É por isso que ressaltamos a relevância de projetar um ambiente levando em conta detalhes como a cor das paredes, a iluminação, acústica, texturas e distribuição das mobílias. Os clientes devem se sentir acolhidos, em um ambiente agradável e que proporcione o bem-estar.

 

Cor

A cor em um ambiente gera uma percepção, causa impressões e, a partir disso, desperta reações emocionais. Os tons fortes são boas escolhas para construir ambientes mais dinâmicos, o que pode ser observado facilmente nos estabelecimentos que servem fast food. Já as tonalidades mais suaves garantem aos ambientes um clima mais calmo e receptivo. Seja qual for o seu público-alvo, o importante é entender que a visão
é o sentido que conduz mais rápido a informação até o cérebro. Por isso, identificar a cor que o seu estabelecimento exige é primordial, para que os seus potenciais clientes interpretem a proposta do seu negócio.

 

Iluminação

A iluminação, por sua vez, também influencia no tempo de permanência no estabelecimento. Sendo a temperatura da cor mais forte e clara, a agilidade é estimulada, o que é ideal para refeições rápidas em lanchonetes e self-service, por exemplo. Já a luz mais suave, em função da sensação de conforto, estimula a permanência no ambiente e aumenta o consumo, recomendada para clínicas, pet shops. Embora ela deva ser pensada de acordo com o perfil e tamanho do ambiente e o tipo de decoração, a iluminação deve ser priorizada como aliada da sensação de bem-estar.

 

Decoração

A decoração e a organização dos móveis mostrarão o que o cliente deverá esperar do ambiente. Entrar em um local mal organizado causa uma sensação negativa. Por isso, ao pensar no mobiliário do restaurante, será necessário ter em mente as dimensões do espaço para que nada dificulte o trânsito no ambiente ou causem poluição visual. Utilizando mobílias adequadas ao seu público e ao tipo de estabelecimento, é possível maximizar a experiência do cliente.

 

Dessa forma, ficou clara a importância de criar estímulos para que as pessoas entrem em seu estabelecimento e não o do seu concorrente. Embora existam, sim, outros fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor — como os preços e o próprio marketing — a porta de entrada do seu estabelecimento é o real convite para os pedestres não habituais, que podem passar por curiosidade e virarem fregueses.

 

O comércio comunica-se com o público através da cidade por meio de três maneiras. A primeira refere-se à publicidade realizada nos próprios estabelecimentos varejistas, principalmente nas fachadas, a segunda refere-se ao uso da própria arquitetura como vitrine e a terceira é a mídia externa – outdoor e materiais de propaganda em geral. É necessário entender que a arquitetura comercial é o melhor meio de comunicação com o consumidor. Pode, muitas vezes, funcionar como o próprio anúncio do negócio.

 

Quando se fala de tipos de estabelecimentos específicos, nota-se mais de perto o diferencial de ter um espaço com um bom design interior.

 

Centros de estética

Nos centros de estética, onde o objetivo é justamente promover mais bem-estar, beleza e saúde, a ambientação é um aspecto ainda mais importante e é parte da construção da imagem do negócio como um todo. Nesse sentido, é possível ver algumas dicas, como:

 

– Escolha uma palheta de cores reduzida e harmônica. No interior, prefira trabalhar cores claras e usar cores mais fortes nos detalhes;

– Cuidado com as plantas, que podem criar sujeira ou juntar água;

– Utilize a iluminação apropriada, existem lâmpadas específicas que realçam melhor as cores;

– Leve em conta o estilo escolhido: vintage, clássica, moderna, clean ou industrial. O tema da organização é importante;

– Utilize espelhos para passar a sensação de um ambiente maior.

 

Pet shop

O segmento pet não também foge dessa situação. Criar um bom ambiente para o pet shop é uma excelente alternativa para um negócio de sucesso. Os desejos e as necessidades dos clientes são sempre a prioridade do negócio. Quem tem o seu bichinho de estimação não abre mão de cuidar dele com carinho e atenção. Assim, esse espaço deve propiciar conforto, segurança, bem-estar e praticidade, tanto para o bicho amado quanto para o seu tutor. Confira algumas dicas:

 

– Contemple as condições de iluminação natural e a utilize de luz artificial que valorize o ambiente e as mercadorias em exposição;

– Destaque um clima de receptividade e limpeza;

– Ofereça conforto e facilidade de circulação;

– Facilite o alcance dos produtos;

– Exponha os produtos com organização;

– Tenha um lugar para recepção;

– Escolha cores claras;

– Utilize práticas de sustentabilidade.

 

Loja de roupa

 

Vestuário é um item de primeira necessidade para todos nós. Mas, o que nos faz comprar em uma loja ao invés de outra tem muito mais a ver com a identificação que temos em relação a determinadas marcas. Por isso, fique atento nas próximas dicas:

 

– Conheça seu público. É necessário esse conhecimento para criar uma experiência uma experiência única para ele;

– A loja precisa estar e parecer limpa;

– Utilize a iluminação para realçar a loja e os produtos;

– Utilize cores neutras nas paredes;

– Tenha uma identidade visual. Não só na logomarca, mas a personalidade da loja precisa transparecer isso.

– Utilize a vitrine como um convite para entrarem em sua loja.

 

Restaurante

 

Oferecer comida saborosa e de qualidade é fundamental para o seu negócio cair no gosto do público. Mas fatores que vão além do paladar podem contribuir para atrair ainda mais pessoas para as suas mesas. É nesse contexto que ressaltamos a importância da ambientação de restaurantes. Dessa forma, fique ligado nessas dicas:

 

– Defina um tema que seja um diferencial;

– Escolha as mobílias adequadas;

– Tenha um layout eficaz. É muito importante que seja possível uma boa circulação no ambiente.

– Analise o seu público-alvo;

– Preste atenção na psicologia das cores para otimizar o fluxo de pessoas em seu restaurante.

 

Com isso, foi possível perceber que em cada estabelecimento é preciso atentar-se a detalhes que vão da escolha de uma boa fachada até um bom layout.

Assim, a EJEC posiciona-se como agente de crescimento para seu estabelecimento, garantindo um trabalho de qualidade, através de profissionais qualificados e jovens que projetam soluções.

Quer impulsionar suas vendas? Entra no link e peça já um diagnóstico gratuito do seu estabelecimento e alavanque seus resultados! Também ligue para 3214-1318 ou envie um e-mail para contato@ejec.com.br.